Hydrolatos – Usos, Propriedades e Tipos

O Que São Hydrolatos?

Hydrolatos, também conhecidos como águas-de-flores, são produtos obtidos durante a destilação de óleos essenciais de plantas aromáticas. A destilação provoca a vaporização dos óleos essenciais, que são então recolhidos na sua forma pura. A água vaporizada se condensa e é separada do óleo essencial, dando origem ao hidrolato e ao óleo essencial.

Os hidrolatos, diferentemente dos óleos essenciais, são líquidos e de natureza aquosa, que se apresentam como verdadeiras águas tônicas ou águas-de-colónia, muito frescas e aromáticas.

A destilação da água evaporada da planta juntamente com o óleo essencial deixa nas suas águas-de-flores algumas das propriedades dos óleos essenciais. Podemos dizer que os hidrolatos são uma versão diluída nos nossos domínios do mundo dos óleos essenciais.

Além destas propriedades, os hidrolatos têm também propriedades próprias, não encontradas nos óleos essenciais. Estas propriedades dizem respeito às suas aptidões curativas e às suas características nutritivas e tônicas.

Os hidrolatos são também conhecidos como hidrolisados, águas-de-flores ou águas profumadas, tendo diversas aplicações, dermatológicas cosméticas, perfumarias ou culinárias.

Uso de Hydrolatos

Os hidrolatos são usados em infusões terapêuticas, menos concentrados e com efeitos suaves, sendo mais bem indicados para o tratamento de irritações leves, infecções, afecções respiratórias e digestivas.

Por outro lado, também são usados em manipulações cosméticas, em tuniras, como emolientes e em cuidados capilares. Os hidrolatos, sendo águas naturais, podem ser usados para limpar, refrescar e hidratar a pele.

Também são comuns na produção de diversos produtos como shampoos e águas-de-colônia, como também em tratamentos faciais.

Em aromaterapia, alguns dos hidrolatos mais usados são: lavanda, alecrim, gerânio, bergamota, rosa e camomila. Cada um tem as suas aplicações, desde tratamentos para o estresse ao alívio da dor.

Propriedades de Hydrolatos

Os hidrolatos são ricos em sais minerais, vitaminas e flavonóides. Estes são agentes antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-bacterianos.

Os hidrolatos são também riquíssimos em sais minerais que rejuvenescem a pele e possuem propriedades anti-sépticas, antissépticas e adstringentes.

Devido à sua natureza hídrica, também são conhecidos pelo seu poder de hidratação da pele. Isto significa que são úteis para tratar os sinais de irritação da pele, assim como para prevenir a desidratação.

Além destas propriedades, também são conhecidos pelas suas propriedades refrescantes e calmantes. Servem para amenizar o atrito entre as camadas cutâneas, assim como para refrescar e hidratar a pele.

Tipos de Hydrolatos

Existem diferentes tipos de hydrolatos, cada um com as suas próprias propriedades e usos.

Lavanda

O hidrolato de Lavanda tem propriedades calmantes e refrescantes, assim como propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. É excelente para o tratamento de queimaduras leves e é conhecido por suas propriedades sedativas.

Alecrim

O hidrolato de Alecrim é conhecido por ter um aroma energizante e revitalizante. É excelente para tratar irritações da pele e atuar como tonificante. Também é conhecido por ter propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e curativas.

Gerânio

O hidrolato de Gerânio tem um aroma acentuado, é conhecido por ser um calmante, tônico e estimulante. Possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. É excelente para o tratamento de pele seca, queimaduras leves e desconforto dos olhos.

Bergamota

O hidrolato de Bergamota possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e sedativas. É conhecido por seu perfume refrescante e tem sido aplicado em alguns remédios para prevenção de infecções e proporcionar alívio dos sintomas.

Rosa

O hidrolato de Rosa possui propriedades calmantes, refrescantes, antissépticas e anti-inflamatórias. É conhecido por possuir também propriedades antioxidantes, adstringentes e hidratantes, ideais para tratar peles secas e envelhecidas.

Camomila

O hidrolato de Camomila é reconhecido por ter propriedades calmantes, refrescantes, antissépticas e anti-inflamatórias. É excelente para tratar peles sensíveis, também pode ser usado para acalmar o sistema nervoso, aliviar dor de cabeça, insônia e estresse.

Conclusão

Os hidrolatos são ótimas opções naturais para limpar, refrescar e hidratar a pele. Possuem propriedades calmantes, refrescantes, antissépticas, anti-inflamatórias, curativas, nutrientes e tônicas.

Existem diferentes tipos de hidrolatos cada um com as suas próprias propriedades e usos, como o lavanda, alecrim, gerânio, bergamota, rosa e camomila. Ter em conta que os hidrolatos são uma versão diluída dos óleos essenciais e devem ser usados com precaução, sendo recomendada a consulta a um médico, antes de usar qualquer hidrolato.

O uso dos hidrolatos é recomendado para tratamentos leves, como limpeza da pele, hidratação, acalmar o sistema nervoso, aliviar dor de cabeça, insônia e estresse. T